Loi Krathong

Loi Krathong é uma festa celebrada, anualmente, em toda a Tailândia. É realizada sempre na noite de lua cheia do 12º mês do calendário lunar tradicional tailandês, no calendário ocidental, normalmente coincide com o mês de novembro. Quando o nível da água é elevado e o clima é mais frio, devido ao fim da estação chuvosa e início do inverno. Neste ano de 2009, o festival aconteceu no dia 2 e 3 de novembro.

 É um festival de oferendas nos rios, desfiles nas ruas e muitas luzes no céu. As ruas parecem desfiles de carnaval.

"Loi" significa "flutuar". "Krathong" é uma série sobre um pé de diâmetro, feito tradicionalmente de uma secção do tronco de bananeira (embora versões modernas usam frequentemente isopor, um material isolante de plástico), decorado com folhas de bananeira, flores, velas, incensos, etc.

Durante a lua cheia, muitas pessoas preparam seus ramos de flores, incenso e velas para entregar para os rios e agradecer à Deusa da Água por tudo que ela

ofereceu durante o ano, e assim, vão até aos rios mais próximos ou lagos onde lançam à água esses ornamentos.

A grande maioria dos tailandeses acreditam que lançando um "Krathong" ao rio, lhes dará sorte e também ajudará a expulsar os maus sentimentos, bem como honrar a Deusa da Água - Phra Mae Khongkha


Alguns departamentos governamentais bem como empresas e organizações também constroem os seus Krathongs, mas em tipo de embarcações e maiores dimensões. Havendo até competições para premiar as mais bem elaboradas. Além disso, durante o festival, promovem-se concursos de beleza para eleger a Miss Loi Krathong, havendo também o lançamento de vários fogos de artifício.

E também há o lançamento de milhares de balões, que também são chamados de laternas, para o céu para afastar a má sorte. Essa prática é corrente na tradição tailandesa, são igualmente lançadas lanternas, durante a cerimonia funebre, após a cremação do corpo do falecido. Segundo consta, o lançamento dessas laternas ajudam o espírito a seguir viagem até à eternidade.


A tradição tailandesa de Loi Krathong teve o seu início na província de Sukhothai, presentemente este festival é realizado emm todo o país sendo os mais famosos e vistosos os realizados nas cidades de Chiang Mai e Ayutthaya.


Portanto, no dia 2 de novembro eu participei do desfile do Loi Kratong aqui na minha cidade junto à escola ...eu e mais 3 alunas carregamos a bandeira escrita o nome da escola enquanto algumas crianças seguiam atrás segurando o Kratong que aprenderam a fazer na aula!

Foi muito divertido! Nunca fui tão famosa na minha vida...aliás aqui na minha cidade eu sou mto conhecida..hahaha...todo mundo quis tirar fotos comigo e quando eu passava na rua todos olhavam para mim e apontavam. Aposto que eles falavam: Olha um farang desfilando no Loi Kratong!!!

Huahuhauhau...já estou acostumada a ser chamada de farang em todos os lugares que eu vou!

E no dia 3 fui assistir o desfile do Loi Kratong em ChiangRai também foi legal...mas achei o desfile de ChiangSaen muito melhor!


Foi uma festa maravilhosa...nunca irei esquecer!

P.S: No último post disse que fiz um passeio a Chiang Kong e fiquei hospedada em uma guest house SEM PAGAR NADA!
Estava enganada! Hahahaha...minha mãe chegou ontem aqui em casa e disse que a dona da guest house ligou e que o valor da hospedagem e da alimentação foi 1.120,00 BATH (R$66,00...no Brasil é pouco...mas aqui na Tailândia..dá para fazer mtas coisas com esse dinheiro...hauahuhuhua..mas tudo bem...valeu a pena) já entreguei o dinheiro para a minha mãe e ela já foi depositar na conta da gentil dona da guest house...kkkkkkkk!

Beijos para todos!


NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!



5 Responses
  1. Mamãe Says:

    Que legal!!!!!
    Adoro saber das suas aventuras tailandesas.....
    E a dona dessa pousadinha sacaneou com vcs.....kkkkkkkkk
    Devia ter avisado né???? Espertinha.......huahuhauhua....
    Beijos minha vida!!!!!
    Te amo!!!!!

    OBS: Acabei de levar Laura ao aeroporto. Ela foi pra S.Paulo encontrar com os pais...E adivinha quem sentou na nossa frente na sala de espera??? Elba Ramalho....ela fez show aqui em Vix ontem...


  2. Douglas Says:

    Nossa, quem diria, aquela timida menina que saiu aqui do brasil.
    Fico mto feliz por tudo isso lala, viu como vc eh bonita, todos ai te adoram. Sempre te falei que era linda, sou muito sortudo em ter alguem como voce ao meu lado
    Bjs
    Te AMO!


  3. Anônimo Says:

    Lindona. Desejamos que esse ano seja de grande proveito em sua vida. É uma oportunidade única de abrir sua cabeça.

    "Uma mente que se abre a algo novo nunca volta a seu tamanho original", Albert Einsten

    Bj Dé


  4. Anônimo Says:

    Volta logooo!!!
    Precisamos marcar de comer brigadeiro e assistir filme.
    Fico feliz de saber que está bem e aproveitando muito tdo isso.
    Saudades de quem te ama muito,
    juju


  5. Anônimo Says:

    AH, esquecí de falar:

    NÃO É SÓ UMA CARINHA BONITA, LALÁ TAMBÉM É CULTURA, KKKK

    Bj, Dé


Postar um comentário